top of page

No dia do idoso, cuidado com a dor nas costas

80% dos brasileiros sofrerão com algum problema na coluna ao menos uma vez na vida

Nesse dia 01 de outubro, comemora-se o dia do idoso, e não é possível se esquecer de uma dor, que hoje é a segunda causa mais frequente de faltas no trabalho e visitas aos consultórios, a dor nas costas.

É a partir dos 40 anos, que normalmente as pessoas começam a sofrer com as consequências de uma vida repleta de erros de postura, maus hábitos na hora de dirigir, usar o computador, carregar um peso ou até se deitar da forma errada.

Poucos sabem, mas mudar hábitos simples pode ser a solução para resolver alguns problemas de coluna, como alerta Dr. Rogério Vidal de Lima, ortopedista, especialista em coluna pelo Hospital das Clínicas.

“A primeira medida para evitar esse tipo de problema é corrigir a postura diante de atividades básicas diárias. É necessário também que a pessoa pratique exercícios regularmente e se mantenha no peso ideal”.

Alongar-se durante o dia também é uma forma de evitar as dores, explica o ortopedista.

“O alongamento precisa fazer parte do dia a dia da pessoa. É uma tarefa essencial para quem quer prevenir as dores. São medidas simples como movimentar o pescoço da esquerda para direita, fechar e abrir a mão, entre outros. Se a pessoa se conscientizar dessa necessidade, não há dúvida de que muitos problemas serão evitados”.

Confira abaixo uma lista com os principais inimigos da coluna: - Postura inadequada durante as atividades físicas; - Calçados inapropriados, para cada tipo de piso ou situação; - Sedentarismo; - Sobrepeso ou obesidade; - Ergonomia inadequada, no trabalho (mesa e cadeira) e em casa (cozinha, colchão, sofá); - Excesso de peso nas mochilas ou bolsas; - Dificuldade auditiva ou visual, pois a pessoa se entorta para ouvir ou ver melhor; - Colchão e travesseiro inadequados; - Uso de notebook no colo, causando uma postura errada da pessoa; - Sofás, poltronas e cadeiras que afundam devido a espuma gasta; - Embreagem ou pedais do carro muito duros; - Banco do carro muito para trás ou para frente; - Movimentos repetitivos ou posturas que se mantêm por longos períodos, assim como a sobrecarga da região lombar;

Dr Rogério Lima – Ortopedista

www.rogeriolima.com.br

Dr Rogério Lima é especialista em Coluna pelo Hospital das Clinicas – SP, membro da SBOT - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Membro da Sociedade Brasileira de Patologias da Coluna e ainda da International Affiliate Membership of AAOS – American Academy of Orthopaedic Surgeons.

DEU NA MÍDIA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Arquivo
bottom of page