top of page

Sociedade de Dermatologia realiza ações para conscientizar sobre prevenção contra câncer de pele

Total de 136 postos distribuídos pelo país realizarão atendimento para análise, diagnóstico e tratamento neste sábado

Teste,   (20141117184206266) 20141117185250961.jpg

RIO - De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil terá este ano aproximadamente 577 mil casos de câncer - desses, 182 mil serão da pele. Assim, no Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, lembrado neste sábado, a Sociedade Brasileira de Dermatologia vai realizar ações de atendimento à população. No dia, 136 postos distribuídos pelo país realizarão atendimento para análise, diagnóstico e posterior tratamento da doença, das 9h às 15h, em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em locais de grande circulação.

Alguma atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do câncer de pele também estão previstas.

Outra atividade também entra na programação de conscientização. Por meio de uma câmera com lente UV, será possível ver como a pele foi atingida pelo sol e como o protetor solar auxilia nessa proteção. A câmera com a lente UV ficará disponível desta quinta-feira, 27, a domingo, 30. No período, os visitantes do Barra Shopping vão poder ver os danos do sol na pele. Os visitantes serão convidados a tirar uma foto com a câmera com flash especial e com lentes ultra-violeta, para detectar manchas suspeitas antes de serem visíveis a olho nu. Dessa forma, será possível identificar os riscos para o câncer da pele precocemente.

- Ninguém deveria morrer de melanoma. Ninguém deveria morrer por causa de uma pinta. O paciente de risco é o grande foco da ação do dia 29. Vamos orientar a população para indicar o que podem fazer para prevenir-se do câncer da pele e para mostrar àqueles que têm maior propensão ao desenvolvimento da doença, o que podem fazer para evitar o câncer - afirmou o Dr. Marcus Maia, dermatologista e Coordenador da Campanha Nacional de Combate ao Câncer da Pele. - Também precisamos alertar que nada substitui a consulta ao dermatologista.

Este ano, a previsão é de atender cerca de 35 mil pacientes por 4 mil médicos voluntários.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia disponibilizou, em seu site, uma Calculadora de Riscos para câncer da Pele. Por meio dessa ferramenta, os usuários, respondendo a um questionário desenvolvido por especialistas da SBD, recebem informações sobre as chances de virem a desenvolver a doença no futuro.

DEU NA MÍDIA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Arquivo
bottom of page