top of page

16% das pessoas no mundo sofrem com problemas que causam a hérnia discal

As causas são multifatoriais, porém tratamentos podem ajudar ou minimizar as dores

Cerca de 16% das pessoas no mundo sofrem de algum tipo de problema causado pela hérnia discal, lombar, cervical e dorsal. Existem várias causas para a hérnia discal, que pode ser evolutiva, e envolvem o fator genético, mecânico, degenerativo, nervoso, vascular, imunológico, infeccioso e biológico.

Dr. Maurício Marteleto Filho, médico ortopedista formado pela Faculdade de Medicina da USP, e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, SBOT, descreve quais são os principais sintomas de quem tem a hérnia discal.

“Os sintomas variam entre dor lombar, cervical e dorsal, alem da ciática, da braquialgia e da dor in­tercostal que se transmitem no trajeto da raiz nervosa inflamada na coluna até a extremidade do membro”.

Segundo o especialista em alguns casos a hérnia discal pode causar adormecimento de membro, perda da função moto­res do membro, e em situações extre­mas, até a paralisia do membro.

Período de repouso e analgésicos são os tratamentos iniciais para quem tem a hérnia discal, além de exames para auxiliar no diagnóstico.

Trabalhos recentes publicados internacionalmente sugerem novos tratamentos para o problema através de um componente biológico impor­tante causado por toxinas produzidas por germes simbiontes e patogênicos (bactérias, fungos e vírus) comumente presentes na flora bucal e intestinal humanos, na gênese das hérnias discais.

Dr. Maurício reitera que uma análise cuidadosa e regular da saúde em geral e um tratamento adequado da causa da hérnia discal podem ajudar bastante a minimizar ou sanar as dores, que causam inúmeros transtornos para a vida do paciente.

Sobre o Dr. Maurício Marteleto

Dr. Maurício Marteleto Filho é médico ortopedista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, SBOT. Há 10 anos, o Dr. Mauricio atua na área de cirurgia da coluna vertebral, sendo membro efetivo da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), Sociedade Brasileira de Patologia da Coluna Vertebral (SBPCV) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral.

Nos últimos 5 anos tem se dedicado ao diagnóstico e tratamento de doenças degenerativas da coluna vertebral.

DEU NA MÍDIA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Arquivo
bottom of page