top of page

Cuidados com DST’s devem intensificar-se durante o Carnaval

43% da população sexualmente ativa não usou preservativo no último ano

Para aproveitar melhor o carnaval, existe um item básico que o folião não pode esquecer: a camisinha. Além de ser o melhor método para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, o preservativo ainda pode evitar uma gravidez indesejada. O uso da camisinha é ainda mais importante durante o carnaval, quando o número de relações sexuais aumenta consideravelmente.

De acordo com a Pesquisa de Conhecimentos, Atitude e Práticas na População Brasileira (PCAP), 46% da população sexualmente ativa da região Sudeste não usaram o preservativo em todas as relações sexuais que tiveram durante os últimos doze meses. Ao todo, foram ouvidas 12 mil pessoas em todo o país.

No caso do não uso da camisinha, pensando em evitar uma possível gravidez, várias mulheres recorrem ao uso da pílula do dia seguinte depois de uma relação sexual. O problema é que tomá-la mais de uma vez, diminui a eficácia da medicação. “O uso frequente da pílula do dia seguinte faz seus efeitos colaterais aumentarem. É um método de emergência. O uso por repetidas vezes mostra um comportamento de risco e demonstra a necessidade de um acompanhamento médico e psicológico”, revela o ginecologista obstetra e diretor clínico da Clínica Mãe, Dr. Alfonso Massaguer.

Para evitar os efeitos do uso constante da medicação (náuseas, vômitos, irregularidade menstrual, acne, diarreia, aumento de pelos e muitos outros), é necessário sempre estar protegido durante as relações sexuais. E, durante o carnaval, é ainda mais importante estar prevenido de contrair doenças sexualmente transmissíveis, devido ao comportamento de risco ser mais frequente nesta época.

Mas, caso o uso da pílula do dia seguinte seja necessária, Dr. Alfonso Massaguer explica como deve ser ingerida: “A eficácia do medicamento pode variar de 80 a 96%, dependendo do ciclo menstrual, ovulação e do tempo que demorou até a mulher a ingestão da pílula – que deve ser feita até 72 horas após a relação sexual”.

Durante o carnaval, a maioria dos estados vai realizar a distribuição de camisinhas para a população. A ação faz parte de campanha para prevenção da AIDS que ocorre em todo o Brasil.

DEU NA MÍDIA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Arquivo
bottom of page