top of page

Gastronomia diverte e resgata a autoestima de familiares de crianças e adolescentes com câncer

Projeto Chef pela Cura, realizado pela TUCCA, proporciona encontro com grandes nomes da gastronomia de São Paulo

A culinária como meio de resgate da autoestima e entretenimento: essa é a ideia do projeto Chef pela Cura realizado pela TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer). As quartas-feiras têm um sabor diferente na Cozinha Experimental da Associação. O próximo chef a participar do projeto é Rodrigo Oliveira, que já foi eleito Chef do Ano pela peja edição "Comer e Beber" da revista Veja e proprietário do restaurante Esquina Mocotó, eleito como o "Melhor Novo Restaurante" pela revista Prazeres da Mesa e pelo caderno Paladar, do jornal O Estado de S.Paulo, em 2013.

Nesta quarta-feira, 25, o chef vai ensinar aos familiares dos pacientes assistidos pela Associação, em parceria com o Hospital Santa Marcelina, como fazer duas receitas tipicamente nordestinas: baião de dois e bolo de mandioca. As receitas escolhidas pelos chefs sempre são simples e muito divertidas de fazer.

Desde que o Chef pela Cura foi criado, mais de 60 chefs já participaram do projeto, em mais de 70 oficinas. Para 2015, alguns nomes de peso da culinária paulistana já confirmaram que vão visitar a cozinha experimental da TUCCA: José Orlando Paullilo, Janaína Rueda e Henrique Fogaça são alguns deles. Entre as delícias que serão preparadas pelos Chefs ao longo do ano, estão nhoque de mandioquinha, bombons de chocolate (para o período da Páscoa) e pão de batata.

Muito mais que ensinar a cozinhar, o Chef pela Cura tem como um de seus objetivos mostrar que preparar um prato e reunir a família e amigos pode ser uma forma de resgatar a autoestima, oferecer entretenimento e despertar, quem sabe, um dom. "A iniciativa faz parte do programa TUCCA Chef pela Cura, que foi criado como parte da nossa visão de proporcionar entretenimento, cumplicidade e, sobretudo, o resgate da afetividade e autoestima entre os familiares dos pacientes ", explica a Dra. Claudia Epelman, vice-presidente da TUCCA e coordenadora da equipe multidisciplinar do Departamento de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina.

Sobre o Chef

Rodrigo Oliveira é filho de Seu Zé Almeida, o proprietário do primeiro restaurante da família: o Mocotó. Desde os 13 anos, Rodrigo já ajudava o pai na cozinha: lavava os pratos, limpava os banheiros e atendia mesas. Chegou a estudar Engenharia Ambiental na faculdade, mas logo descobriu que o que queria mesmo era fazer gastronomia. Para conhecer mais as origens da cozinha de sua família, visitou mercados e feiras do Nordeste; além de rodar mais de 30 mil quilômetros pelo Brasil em busca de cachaças. À frente do Esquina Mocotó, Rodrigo Oliveira já conquistou vários prêmios, entre eles: Melhor Cozinha Brasileira, Melhor Bom e Barato e o internacional, 101 World's Best Restaurants.

Sobre a TUCCA

A TUCCA - Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que oferece tratamento multidisciplinar de excelência a crianças e adolescentes carentes com câncer, sem custos ao paciente ou à família.

Em 16 anos de atividade, já assistiu mais de 2.300 pacientes, atingindo taxas de cura próximas a 80%, índice 60% acima da média brasileira, igualado somente aos da Europa e dos Estados Unidos. Para otimizar recursos, a TUCCA mantém parceria com o Hospital Santa Marcelina e aplica os valores arrecadados direta e exclusivamente no tratamento, pesquisa, diagnóstico precoce e capacitação de profissionais. Também conta com uma equipe multidisciplinar que assiste o paciente e sua família até que fiquem completamente bem.

Conheça mais em: www.tucca.org.br

Visite a página no Facebook

DEU NA MÍDIA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Arquivo
bottom of page