top of page

Instituto Olga Kos expõe obras de alunos na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Projeto ‘Inclusão e Arte – Saúde para Qualquer Parte’ atende alunos com deficiência intelectual e vulnerabilidade social

O Instituto Olga Kos realiza a exposição do Projeto “Inclusão e Arte – Saúde para Qualquer Parte” entre os dias 30 de setembro e 09 de outubro. A mostra, aberta ao público, conta com 20 obras produzidas pelos participantes do projeto.

No dia 03 de outubro, a partir das 13 horas, os alunos artistas farão uma visita guiada pela exposição. Para a ocasião, foram produzidas camisetas exclusivas estampadas com as obras feitas por eles.

O projeto Inclusão e Arte – Saúde para Qualquer Parte” é aprovado no PRONAS/PCD (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde) e tem como objetivo utilizar a arte como estímulo, ampliação e/ou manutenção das capacidades funcionais das pessoas com deficiência intelectual, particularmente com Síndrome de Down, incluir socialmente e integrar pessoas com e sem deficiência, promovendo a saúde.

Ao todo são 240 alunos, divididos em 16 turmas durante os dois anos de realização do projeto. Além de pessoas com deficiência intelectual, o programa também atende outras que encontram-se em situação de vulnerabilidade social e que residem nas regiões próximas às oficinas, realizadas em instituições parceiras do IOK.

Instituto Olga Kos

O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins lucrativos, com qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que atende cerca de 2.500 crianças, jovens e adultos com deficiência intelec­tual, particularmente Síndrome de Down, na cidade de São Paulo. Fundado em 2007, tem como missão promover a inclusão social e cultural destas pessoas por meio de projetos de esportes e artes.

As oficinas de esportes buscam incentivar a prática esportiva (Karate-Do e Taekwondo), estimular o desenvolvimento mo­tor e melhorar a qualidade de vida. Já as oficinas de artes buscam divulgar a diversidade cultural e artística de nosso país, expandir o acesso à cultura, incentivar o exercício da arte e ampliar os canais de comuni­cação e expressão dos participantes, por meio dos programas: “Pintou a Síndrome do Respeito” e “Resgatando Cultura”.

As atividades procuram garantir que a pessoa com deficiência intelectual reúna con­dições de participar de forma mais efetiva da sociedade da qual ela faz parte. Além disso, o IOK desenvolve a articulação de redes de apoio para geração de renda e inclusão no mercado de trabalho, por meio de parcerias com instituições que promovem o aprendizado de habilidades profissionais.

Serviço

Exposição Projeto “Inclusão e Arte – Saúde para Qualquer Parte”

Data: 30 de setembro a 09 de outubro

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro

Horário: segunda a sexta-feira, das 10 às 20 horas e sábados das 13

EndFragment

DEU NA MÍDIA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Arquivo
bottom of page