top of page

Gêmeas nascem com cor de pele diferente. Médicos explicam!

Uma, herdou a cor da pele do pai. A outra, todas as características da mãe. Mas são gêmeas.

Assim que a britânica Hannah Yarker, de 20 anos, descobriu que estava grávida de gêmeas, os amigos da família brincavam que uma delas seria igual ao pai (negro) e, a outra, igual à mãe (branca). O casal não acreditou, no entanto, que os palpites seriam concretizados. Anaya e Myla, de 10 meses, são gêmeas não-idênticas e têm pele, cabelo e olhos muito diferentes. Apesar de raro, o fenômeno não indica nenhuma anomalia e acontece a partir da chamada fecundação dizigótica, quando dois óvulos são fecundados. De acordo com a ginecologista e obstetra Heloísa Brudniewski, embora a gestação de gêmeos diferentes seja comum, é raro que eles tenham a cor da pele diferente. A condição depende necessariamente das características dos pais e acontece em, média, em 1 a cada 1 milhão de gestações gemelares.

Gravidez de gêmeos: como ocorre?

Univitelinos (gêmeos idênticos)

Comumente chamada de univitelina, a gravidez de gêmeos idênticos acontece quando a mulher libera um óvulo e ele é fecundado por um espermatozoide, formando um zigoto. Como explica o ginecologista e obstetra Alfonso Massaguer, esse aglomerado de células passa por uma divisão e se transforma em dois embriões com material genético idêntico.

Bivitelinos (gêmeos diferentes)

Já a gravidez de gêmeos diferentes acontece quando dois óvulos são fecundados por dois espermatozoides.De acordo om Alfonso, comumente uma mulher libera apenas um óvulo por ciclo, com os dois ovários se alternando mês a mês. Em casos raros, no entanto, dois podem ser liberados – do mesmo ovário ou um de cada um – e, assim, serem fecundados cada um por um espermatozoide, resultando em uma gravidez dizigótica ou de bebês diferentes. É neste tipo de gestação que pode ocorrer, ainda que raramente, o nascimento de crianças com cores de pele distintas, como Anaya e Myla.

Gêmeos podem ter pais diferentes?

Embora ainda mais raro, a ovulação dupla pode acontecer em datas diferentes, gerando gêmeos com idades gestacionais distintas ou filhos de pais diferentes.Segundo obstetriz Arielle Matos, isso acontece quando mulher ovula mais de uma vez por mês e tem relações sexuais desprotegidas com mais de um homem. “Uma mulher pode ter ovulado duas vezes, em datas diferentes ou não, e, ao manter relação sexual com dois homens, ter cada um dos óvulos fecundado por um espermatozoide”, explica.

DEU NA MÍDIA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Arquivo
bottom of page