top of page

Pele escura, tipos de desodorantes, depilação e hidradenite; Bem Estar fala sobre a saúde das axilas

A axila é uma região do corpo que, geralmente, as pessoas não gostam de mostrar muito. Primeiro porque o odor e o suor precisam ser mais controlados e segundo porque, nas mulheres, existe a preocupação de mantê-las sempre com a pele clara e lisinha.

O Bem Estar desta quinta-feira (23) fala sobre a saúde das axilas. Desodorante, não dá pra ficar sem, né? Mas como você escolhe o seu? Pelo cheiro? Agora imagina quem não pode usar porque tem alergia?

Acantose é uma das doenças que deixa as axilas escuras. A pele fica amarronzada e isso pode acontecer também no pescoço e em outras áreas de dobras. Duas dermatologistas explicam porque isso pode ser um sinal de diabetes, a Dra. Márcia Purceli e a Dra. Valéria Campos.

Saiba mais

A axila é uma região do corpo que, em geral, as pessoas não gostam de ficar mostrando o tempo todo, especialmente as mulheres. Primeiro porque é uma região onde o odor e o suor precisam ser controlados e segundo porque nas mulheres, existe a preocupação de deixá-las sempre sem pelo e clarinha.

Axilas escuras – As axilas podem ficar escuras por alguma irritação, que pode ser causada pelo uso de desodorantes muito secos, pela fricção da lâmina, pela agressão que a cera provoca durante a depilação e até por um problema mais grave e sistêmico, que é a resistência periférica à insulina, um sinal de diabetes. Neste caso, a cor vem acompanhada de um espessamento da pele.

Dicas – Use sempre uma lâmina nova, pois a reutilização aumenta a chance de foliculite. Hidrate a área sempre depois do banho e antes do desodorante, a hidratação evita o ressecamento excessivo e, consequentemente, o escurecimento.

Inflamações

Hidradenite – É uma doença inflamatória provocada por uma anomalia da glândula sebácea. Este problema causa obstrução do folículo piloso e gera vários nódulos (um ao lado do outro) que inflamam e acumulam pus. É uma doença crônica, que não tem cura. Normalmente causa muito impacto na qualidade de vida da pessoa, porque as lesões causam dor, mau cheiro e costumam vazar o tempo todo.

O tratamento tem o objetivo de estabilizar os "furúnculos" com algumas medicações que diminuem a contaminação e combatem a infecção. Quando o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e outros medicamentos não resolvem, o tratamento mais indicado é a cirurgia.

Foliculite – A foliculite é uma inflamação menor, causada normalmente pelo pelo encravado. A diferença entre ela e a hidradenite é que a foliculite é única, não atinge outra área. O tratamento é com sabonete anti-séptico (só na região) e antibiótico. Costuma não dar recidiva.

Furúnculo – É a inflamação de pele que envolve o folículo piloso, glândula sebácea e tecido subcutâneo, causada normalmente pela bactéria Staphilococcus. No entanto, também pode ser causada por outras bactérias e fungos presentes na pele.

Dica do Bem Estar – Qualquer caroço na axila é um sinal de alerta! Pode ser reacional, provocado por uma inflamação em alguma parte do braço, mas pode ser sistêmica, como um linfoma, um câncer de mama ou uma simples virose. A dermatologista Márcia Purceli é categórica: caroço na axila? Procure um médico!

Depilação a laser X fotodepilação

Laser – É uma luz unidirecional, por isso, tem um alvo mais preciso. No caso da depilação, o alvo da luz é a coloração escura, por isso, é um método definitivo. O que o laser lê, ele destrói e como temos várias camadas de folículos são necessárias várias sessões.

Fotodepilação – A luz não é unidirecional, portanto o alvo não é tão preciso. Atinge o pelo com menos precisão, mas é um método duradouro.

Todos os equipamentos para depilação a laser e fotodepilação, sejam para uso profissional ou para uso doméstico, estão passíveis de regularização junto à Anvisa. É possível consultar os equipamentos regularizados no portal da Agência.

DEU NA MÍDIA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Arquivo
bottom of page