top of page

"Qual é a diferença da acne que aparece na pele adulta e na de adolescentes? " Saiba mais


Após a adolescência, acredita-se que as espinhas vão sumir. Porém, muitas vezes, elas persistem. A acne na idade adultaé um problema comum entre mulheres. Segundo a dermatologista Denise Steiner, de São Paulo, o problema surge entre os 25 e 30 anos. "Geralmente são espinhas na região do queixo e do pescoço, mais inflamadas e doloridas". É comum que as espinhas nesta fase tenham causa hormonal, mas, às vezes, o motivo pode ser outro. A seguir, a especialista responde dúvidas sobre acne na fase adulta.

Qual é a diferença da acne adulta e da adolescente?

"O adolescente começa a produzir hormônios e tem acne, principalmente se tem tendência genética. Mas enquanto o adolescente não tem alteração hormonal, a mulher adulta pode ter com muito mais frequência". Segundo a dermatologista, a maior causa de acne tardia em mulher é o ovário micropolicístico. "Muitos vezes, essa acne aparece na pré-menstruação."

Além das causas, outra diferença entre a acne em cada idade é seu aspecto. No adolescente, ela aparece espalhada pelo rosto e são espinhas diferentes; já na fase adulta elas são similares e mais concentradas no queixo e pescoço.

Além da questão hormonal, o que mais pode causar essa acne adulta?

"O estresse. Hoje, a mulher está mais estressada porque ela tem acúmulo de funções: o trabalho e a casa. Além disso, dorme mal, não descansa. Assim, ela tende a manter o cortisol alto, que muitas vezes está relacionado a essa acne adulta".

Mais um motivo pode ser a alimentação. "O chocolate foi sempre considerado um vilão em relação à acne, mas nunca se comprovou que ele tivesse culpa. Hoje trabalhos científicos recentes estão claramente demonstrando que leite e seus derivados, como queijo e iogurte, tem uma relação com o aparecimento da acne", diz. "Suplementos que vêm do leite, como o whey protein, também podem desencadear o aparecimento ou a piora da acne quando usados exageradamente". Denise diz ainda que alimentos com alto índice glicêmico, com muito carboidrato, são mais alguns causadores da acne.

Os cravos pretos são considerados acne adulta?

"Sim. Os cravos pretos, ou às vezes brancos e fechados, são considerados a primeira lesão da acne. Aquela espinha inflamada às vezes passou por um cravo, que nós também chamamos de comedão. Então, de alguma forma, há uma relação do excesso de cravos com a acne", explica.

A dermatologista diz que, muitas vezes, os cravos podem surgir por conta do uso de produtos obstrutivos, como cremes com óleos, gordurosos, e até mesmo maquiagens e protetor solar. "O filtro solar para a pele acneica é aquele que vai estar escrito: sem óleo, produto não comedogênico, toque seco... Produtos muito brancos - que parecem uma máscara quando aplicados na pele -, que são cremosos, gordurosos, não são indicados."

Após interromper o uso de anticoncepcional, é comum a acne surgir ou piorar?

Denise diz que existem anticoncepcionais que são bons para a acne, outros que são neutros e alguns que pioram a acne. Se você toma algum que ajuda a melhorar a acne, o problema pode surgir ou se intensificar quando o uso for interrompido. "Isso acontece frequentemente. É uma piora que pode durar alguns meses ou até não se resolver, então é interessante conversar com um dermatologista ou ginecologista."

A limpeza de pele realmente ajuda a melhorar a acne?

"É importante, principalmente para as pessoas mais jovens, que tem muitos cravos. Só que é preciso ter um tratamento, porque às vezes a pessoa está com uma acne inflamatória vindo de dentro para a fora. Você faz a limpeza, mas o problema está lá, constantemente inflamado, então não adianta só a limpeza de pele."

Veja matéria publicada no site Marie Claire: https://goo.gl/3PkFmi

DEU NA MÍDIA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Arquivo
bottom of page