top of page

Instituto Butantan inicou pesquisa sobre nova vacina contra febre amarela


O Instituto Butantan está iniciando pesquisa para desenvolver uma nova vacina contra a febre amarela.

DESDE SEMPRE

A que está sendo aplicada hoje no Brasil é de 1940. Embora segura, ela causa reações colaterais que podem afetar entre 2% e 5% dos vacinados. A literatura médica aponta ainda uma morte para cada 450 mil doses aplicadas.

FORTE REAÇÃO

Os efeitos ocorrem porque a vacina é feita com o vírus atenuado (vivo, mas fraco) da doença. Em situações raras, o corpo não consegue conter a multiplicação dele.

CONSULTA

O instituto já conversa com o NIH (National Institutes of Health), dos EUA, sobre a empreitada.

PORTA FECHADA

Cármen Lúcia restringiu ao mínimo necessário a consulta a outros ministros sobre temas delicados, ao contrário do que fazia no início de sua gestão na presidência do STF.

ESCOLA

O FBI desembarca no Brasil em março para fazer uma exposição no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre como o órgão rastreou e tentou combater as “fake news” nos EUA.

ESCOLA 2

A corte montou uma força-tarefa junto com a PF (Polícia Federal) para tentar inibir a divulgação de notícias falsas durante a eleição.

POR ESCRITO

A advogada Janaina Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, publicará em livro, no dia 14, a sua tese “Religião e Direito Penal — Interfaces Sobre Temas Aparentemente Distantes”.

EU CREIO

Janaina defendeu a tese no ano passado em um concurso que escolheu dois novos professores titulares da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no qual foi reprovada —ela ficou em último lugar. “Ou se acredita no que se defende, ou não. A opinião dos outros é relevante, mas não pode ser determinante”, afirma.

DEU NA MÍDIA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Arquivo
bottom of page