top of page

UOL fala sobre limpeza de pele caseira


Manter o rosto limpinho e hidratado é diferente de fazer limpeza de pele, que é um processo mais complexo, pois remove cravos e outras impurezas, como restos de células mortas, sebo e suor. Idealmente, o procedimento deve ser feito apenas por dermatologistas, esteticistas e profissionais capacitados, já que sem os cuidados certos pode causar infecções, cicatrizes e até manchas.

"O procedimento exige uma série de materiais estéreis e autoclavados, que a maioria das pessoas não têm em seus domicílios. Não vale a pena correr riscos; lembre-se que o barato, muitas vezes, sai caro!", alerta o dermatologista Cristiano Kakihara. Contudo, nem sempre estamos com dinheiro suficiente para bancar o tratamento. Nesses casos, dá para encarar uma versão caseira da limpeza, mas com protocolo indicado por profissionais, é claro.

Direto do banheiro Para evitar consequências ruins, na limpeza de pele em casa, não se deve espremer os cravos e as espinhas, afirma Anelise Ghideti, dermatologista da AE SkinCenter de São Paulo. "Em casa, você pode seguir uma rotina com produtos adequados para cada função e seu tipo de pele", comenta. A seguir ela ensina um protocolo que conta com esfoliação, limpeza, tonificação e finalização.

Primeiro passo: esfoliação Para abrir os poros, molhe uma toalha limpa com água quente e cubra o seu rosto por 2 minutos. Depois é hora de esfoliar. Segundo Anelise, o ideal é aplicar um esfoliante suave, especialmente no rosto. Se não tiver um em casa, você pode usar uma receita natural. Os ingredientes são 1/4 xícara de grãos de café, 1/4 xícara de açúcar mascavo e 1/4 xícara de óleo de amêndoa doce. "Você deve misturar os ingredientes e guardá-los em um recipiente de vidro limpo, para aplicá-lo uma vez por semana", explica.

E nada de sair esfregando a mistura no seu rosto. A aplicação deve ser feita com uma leve massagem em movimentos circulares em toda a pele. "Faça uma pequena pressão, usando uma almofada antisséptica de maquiagem", indica.

Segundo passo: limpeza

Depois de esfoliar, vem a fase de limpeza da cútis. Ou seja, é hora de aplicar o gel, sabonete ou tônico de limpeza profunda com o auxílio de um pad de algodão. "Para essa parte, podem ser usados os chás gelados de menta ou verde", comenta Anelise. Cristiano aconselha a atentarmos à procedência e qualidade dos produtos utilizados, pois há muitos de qualidade duvidosa ou que são inadequados ao tipo de pele a ser tratado. Isso vale também para quando a limpeza é profissional, ok?

Veja a matéria completa no site da UOL.

DEU NA MÍDIA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Arquivo
bottom of page