top of page

Pele Oleosa: Quais as Causas e Tratamentos? O site My Beauty te responde


A pele oleosa é o sofrimento de muita mulher que, como nós, mora em um país tropical. Apesar das vantagens que temos de não passar por invernos rigorosos, não conseguimos escapar do calor excessivo no verão e do tempo úmido e abafado durante alguns dias do ano.

Se isso está relacionado à pele oleosa ou não, o fato é que a cútis da mulher brasileira tende a produzir mais óleo e sebo do que o necessário: em uma pesquisa feita pela empresa Johnson & Johnson, 56% das entrevistadas disseram conviver com o problema.

Se por um lado, a oleosidade natural do rosto tem suas vantagens — confere uma barreira de proteção física e solar, funciona como agente antibacteriano e antifúngico — a oleosidade excessiva causa desconforto para muita gente. Conversamos com a médica dermatologista da AcneClin e associada à Sociedade Brasileira de Dermatologia, Juliana Zimbres, para tirar as principais dúvidas sobre o assunto.

Quais podem ser as possíveis causas da pele oleosa?

Ao contrário do que muita gente pensa, são os homens os campeões em pele oleosa. “O que acontece é que nós, mulheres, somos muito sensíveis aos hormônios masculinos (como a testosterona) que também estão presentes em nosso corpo. Quando essas substâncias se desregulam, podem causar o aumento da oleosidade na pele”, explica a doutora. Então, já anota aí: hormônios desregulados contam com uma das causas do problema.

A questão genética também influencia. E quando aliada a uma rotina skincare nada própria para o tipo de pele então, piora ainda mais o quadro. “Usar produtos que não sejam oil free e não tenham toque seco é certeiro para isso”, confirma a doutora. Os muito agressivos também podem prejudicar a pele em vez de de ajudar. “Quando você usa produtos que retiram demais a oleosidade ou lava o rosto muitas vezes ao dia, causa o efeito rebote: o organismo produz ainda mais sebo para suprir a falta.”

Isso quer dizer que tudo em exagero conta, viu? Até na alimentação. Se você não abre mão das refeições cheias de gordura, açúcar e carboidratos, é melhor repensar o estilo de vida.

Confira a matéria completa no site


DEU NA MÍDIA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Arquivo
bottom of page