top of page

O que é a condição por trás da 3ª gravidez de famosa que "bagunça" o período fértil? Porta


Grávida de seu terceiro filho, fruto do relacionamento com o deputado federal Fábio Faria, Patrícia Abravanel revelou que sua nova gestação é fruto de uma ovulação tardia. O bebê deve nascer em abril de 2019.

A condição acontece quando a mulher libera um óvulo fora de seu período fértil habitual e, muitas vezes, acaba engravidando. Saiba mais:

O que é uma ovulação tardia?

A ovulação tardia é uma condição que não acarreta problemas para a saúde da mulher e não tem uma causa específica definida. Engana-se quem pensa que mulheres que possuem um ciclo menstrual regular estão livres de, eventualmente, estarem férteis em dias diferentes do esperado.

O processo de ovulação é resultado da atuação mútua da hipófise, glândula localizada na região inferior do cérebro, e dos ovários. Há um equilíbrio entre o estímulo dos ovários e a frenagem que vem da hipófise.

Entretanto, por causas diversas, pode acontecer um desequilíbrio e, consequentemente, acarretar em uma liberação do óvulo antes ou depois do meio do ciclo.

É importante lembrar que a ovulação tardia não é uma condição permanente e não significa um impeditivo definitivo de engravidar.

De acordo com Claudio Basbaum, médico ginecologista e obstetra precursor doparto humanizado no Brasil, as mulheres que se encontram no período pós-parto podem apresentar mais frequentemente a condição. "Mesmo as mulheres que tinham o ciclo bem regular, não vão estar nessa mesma condição e podem apresentar essa ovulação tardia", explica.

Cerca de 60 dias após o parto, o corpo da mulher ainda está se recuperando de todas as mudanças provocadas pela gestação, tanto na parte física, quanto hormonal. Isso pode desencadear com maior facilidade uma ovulação fora de hora.

DEU NA MÍDIA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Arquivo
bottom of page