top of page

Gravidez na Pandemia – Quais são as novas orientações sobre os Tratamentos de Reprodução Assistida


Dr. Alfonso Massaguer explica sobre as novas diretrizes da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida e a continuidade dos tratamentos de reprodução humana

Na última quarta feira, dia 15, a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) emitiu uma nota relacionada aos tratamentos de reprodução assistida durante o período da pandemia pelo novo coronavírus.

O documento reafirma as orientações anteriores, para a suspensão de novos procedimentos, mas traz novas recomendações que devem ser observadas e individualizadas de acordo com a necessidade de cada paciente. Esta nova resolução, devolve a esperança para milhares de mulheres que não podem adiar ainda mais o sonho da maternidade, mesmo em meio à pandemia. Segundo o especialista em reprodução humana, Dr. Alfonso Massaguer, “até o momento não existem provas ou evidências científicas que apontem algum efeito direto do covid-19 no desenvolvimento embrionário, portanto, quem está grávida, ou em tratamento de reprodução assistida, não está mais suscetível à contaminação por coronavírus ou suas complicações, diferentemente do que aconteceu na epidemia de H1N1, quando a gravidez, por si só, era um fator de risco e tinha efeito direto no desenvolvimento fetal, que ocasionava em partos prematuros por complicações da infecção”.

DEU NA MÍDIA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Arquivo
bottom of page